terça-feira, 22 de abril de 2008

Moda – Loja Dona Santa: Uma Idéia de Luxo em Recife

Há muita gente milionária no Nordeste – a maioria é low profile. O destino de compras desse grupo é São Paulo, a Daslu. A mega-loja é o que há de mais chique no Brasil e oferece toda a exclusividade dos serviços masculino e feminino. Vendeuses uniformizadas e toda aquela atmosfera de formalidade que particularmente gosto muito. Homem não entra na área feminina (há estátuas de cães com placas que avisam dos limites), mas as mulheres passam da feminina para a masculina com a maior tranqüilidade. Há ainda o luxo do serviço da mala, que a cliente especial não precisa ir a Daslu, a Daslu vai até ela: tudo que é novidade e que entra no estilo da cliente vai para a casa dela para ser visto. Enquanto muitos ricaços nordestinos reclamam do atendimento “frio” da Daslu, um grupo está descobrindo uma versão mais simples e próxima, dentro do Pernambuco, com importados de luxo. Em Recife, o alvo dos ricaços é a Dona Santa / Santo Homem, que pertence a Lília e a filha Juliana Santos, que vêm de uma das maiores fortunas da produção de cimento no Brasil, o João Santos - do Grupo João Santos. Apesar de ser totalmente mais acessível e mais simples, a Dona Santa tem entrada livre para qualquer pessoa que quiser conhecer... Agora ninguém mais precisa pegar jato para São Paulo ou mandar trazer de lá as peças Ermenegildo Zegna e Prada que quiser comprar. De todo jeito, a loja estabelece uma relação equilibrada no que se refere ao consumo, desde uma calça simples de 1000 reais até uma compra de 100 mil reais. Por conta dessa variação de público, a loja é um grande atrativo e mostra como é bom conhecer todos os produtos de luxo oferecidos, mesmo por quem não tem perspectiva de se deixar levar pelo excesso. E eu considero importante uma loja assim, que favorece qualquer tipo de consumo. Voltando ao atendimento da Daslu, que tanta gente vem e fala que é “frio”, eu só tenho uma coisa a dizer: Se a vendeuse não te atende bem, você pode ser radical, não pisar mais na loja e mandar uma carta para a gerência ou então compreender que você está ali para ser atendido e ela para te atender, não há obrigação de amizade, é uma relação de negócios. Quem vai a um grande centro comercial de luxo com certeza sabe o que quer e se a vendedora é “fria”, essa é a visão dela do que deve ser feito, mesmo que ela queira ofender (o que acho difícil), você não deve sentir-se ofendido nunca, porque você está ali para comprar e vai levar o que quer, nem importa a cara da vendedora... A ação de quem atende bem ou mal, tem relação com os fantasmas que vivem dentro da cabeça dela, não tem nada de pessoal com você. Então, nem precisa esquentar... Para fechar o texto, minha nota 10 para a Dona Santa.

4 comentários:

Daniela Alves disse...

Olá Jamill!!!! Gostei muito do seu blog,fiquei admirada por existir uma loja tão chique em recife , sou de Salvador , mais morei em recife alguns meses minha mãe mora ainda mora por lá, diante da violência que se encontra fiquei admirada.Sou Designer moro em Portugal,amo moda como tb amo animais fazem parte totalmente da minha vida. Estarei colocando o endereço do seu blog no meu assim estarei sempre por ler , ok!!! Abraços.

Anônimo disse...

coloca uma loja dessa que vcs iram ser um sucesso........é a cidade tem milhares de milionarios......

natal ja é um luxo......e caro, monte uma filial aqui......trabalho na midia e sei o que uma cidade cara......

e como Natal não tem no norte e nordeste......

Anônimo disse...

a loja não tem o que falar.......o luxo e a beleza são formam a cara dessa mega loja......

dhfeitoza disse...

Olá Jamil!!!!
Gostei e achei bastante encantador seu comentario sobre Dona Santa/Santo Homem, ainda ñ conheço essa loja, sou do Recife, mas quando sair p morar em Maceió ela ainda ñ existia, mas como estou voltando p Recife, quero sim conhece-la.
Trabalho em uma loja bem parecida, a família Coutinho tbm provem das grandes usinas d açucar d nosso Brasil, tbm trabalhamos com grandes marcas internacionais focado para os ricaços. Espero conhecer essa loja o mais rapido, pois em Abril já estarei em nossa terra. Um abraço a todos e muito sucesso.