quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Beleza Masculina – Depilação do Homem e Masculinidade

Falar sobre depilação é falar sobre beleza física e, sobretudo, intimidade. Ainda mais a depilação masculina, que está em alta. Mas, é importante, pois envolve estética, bem-estar... Também, há muitas barreiras, muitos tabus... Hoje em dia, o homem dessa geração das academias de ginástica e do narcisismo depila o peito todo para mostrar ainda mais a definição muscular; mas, além da vaidade própria, tem muito do jogo de sedução nisso - quando o assunto é o corpo e sedução, o homem gosta mesmo é de atrair a atenção feminina... Seja como for, numa balada ou numa festinha qualquer, quando não é preciso haver formalidade, ficou comum exibir o porte físico: tirar camisa e estufar o peito, mostrar o braço largo e forte... A exibição física agora é elemento importante para auto-estima e na conquista das parceiras – e elas gostam mesmo. Depilar ou reduzir os pêlos, isso vai da decisão de cada um, pois realmente há pêlos, como os da barba, que são símbolos de masculinidade e continuarão sendo. Já foi mais complicado para o homem depilar o peito, pois o preconceito sempre esteve à espreita. Porém... Está cada vez mais comum ver editoriais de moda masculina apresentando homens totalmente depilados. Se há muita ou pouca intenção de androginia nesse caminho estético, isso depende de quem vê e de quem decide se depilar. Mas não pense que é coisa de agora, que é modismo. O vaidoso imperador Julio César já se depilava inteiro usando pinças... Não vai ser agora, no século XXI, que os homens interessados em fazer depilação completa, para exibição física e conquistas de parceiras, sentirão algum desconforto com questão de falatório e/ou preconceito. A atitude do homem conta muito, a maneira natural de ser, de encarar as coisas. Depilação não tem nada a ver com a moda do metrossexual... Depilação não envolve roupa, é o contrário, é vaidade física; e o único alvo de sedução física do homem é a mulher. Portanto, não é um bicho de sete cabeças. Tem gente que reclama, “depilar deixa o homem delicado!” Isso não tem nada a ver... Existe coisa mais delicada e natural do que um par de olhos azuis? Nem por isso o homem com olho azul será mais ou menos masculino do que outro. Tudo na vida depende exclusivamente da forma como nós encaramos, da valorização que nós damos. Com relação à depilação íntima, há motivos baseados, além da preferência de cada um, na questão higiênica e também de preferência da parceira, já não envolve uma participação social – como a prática de tirar camisa num clube, por exemplo. De todo modo, a depilação não existe para dar alguma satisfação pública, por mais que a opinião alheia tenha importância, pois somos seres sociáveis, a depilação existe para que a própria pessoa sinta-se mais bonita, mais atraente; é apenas uma opção de mudança de imagem, não é mudança de temperamento ou de personalidade, nada disso. Então, com pêlos ou sem pêlos, o homem será sempre o mesmo.

Ilustração: Adonis.

2 comentários:

Daniela disse...

Olá Jamil!!!! Gosto muito do seu blog, vc esta realmente de olho na moda pesquisando e acompanhando cada tendência.Bom sou baiana,já morei em recife , minha mãe ainda mora ai , mais eu moro em Portugal. Busco através de blogs como o seu o que há de mais novo no Brasil. Por isso adicionei seu blog no meu, já que tb amo moda. " e animais " rsrsrsrs.O meu blog é :
www.gaza-joias-bijuterias.blogspot.com

Jamill disse...

Oi, Daniela, muito obrigado pela visita, pelo comentário. Visitei seu blog e gostei também. Já o inclui na minha lista de links aqui no menu... Espero que continue visitando o conteúdo do blog e aproveitando. Achei ótimo saber que você também ama os animais. Nota 10!
:)
Um abração e muito obrigado.
Jamill