segunda-feira, 30 de março de 2009

Inesquecível Harmonia: CLODOVIL, Moda e Música

video
Bom dia... Com o ritmo a que fui submetido nesses dias mais recentes, eu estou muito cansado e desanimado, precisando dormir, relaxar... Por isso, tento ler ou ficar de olho na TV, em algum filme, vídeo que eu goste. Então, agora a pouco eu estava revendo uma apresentação do Clodovil Hernandez cantando, em 1974, e divido aqui com você... Eu acho tão bonito o vídeo, a música, o ar de chiquismo e satisfação... Tão diferente do que tentaram construir tantos críticos que eram contra alguma idéia, comportamento e atitude dele. O Clodovil precisa ser entendido como um homem que conheceu o mundo a partir do seu amor pela moda. Mas, antes, tem um complexo histórico familiar, cheio de barreiras geográficas, psicológicas e outras inimagináveis que só ele poderia descrever – se fosse possível - e que ele venceu e que formaram sua personalidade. Mas, eu sempre percebi muita sensibilidade e sinceridade no Clodovil - e essas são virtudes de temperamento. Então, qualquer coisa que ele fazia tinha a moda carimbada e, de algum modo, uma antecipada atitude de defesa, que intimidava enquanto lhe abria espaço para comandar os momentos. No vídeo, ele aparece e canta de maneira muito doce, distante de toda e qualquer idéia negativa que possam ter tido dele e chega a ser emocionante para quem teve contato com ele, para quem o admirava e até para quem fazia parte da turma que não simpatizava com ele. No vídeo, Clodovil circula entre mulheres que apresentam peças assinadas por ele, num jardim cheio de verde e esculturas. Eu acho mesmo muito especial quem consegue deixar algo de bonito no mundo.

Nenhum comentário: