sábado, 16 de outubro de 2010

Modelos – DIOGO FERREIRA e BIANCA AGRA No Meu Foco da Moda


Sempre que vejo um desfile de moda, minha cabeça é direcionada ao vestuário: movimentação dos tecidos, alinhamento das peças, combinações, etc. Eu gosto da coisa técnica dentro do que entendo, do que consumo e exijo da moda. Os modelos e manequins me interessam no que eles podem oferecer de mais natural para a apresentação de moda. Porém, todo mundo já sabe que o mais natural é o mais complicado. É quase impossível fazer desfilar um terno num modelo muito musculoso, assim como um grande decote fica pobre numa modelo muito magra. Eu estou falando de inteligência em vestuário. Há intenções diferentes em cada produção de moda comercial, tem também o negócio da maquiagem temática, das tentativas de ludibriar o que realmente interessa na moda sob uma desculpa teatral ou “artística”. Não, eu não me interesso por isso em desfile de moda. Eu quero saber, sim, como analista de apresentação de moda, se o modelo tem ombros alinhados, físico reto e membros proporcionais para valorizar a roupa comercial. Sim, eu quero saber se a manequim vai revelar, na sua naturalidade, uma maior valorização de sua expressão através do que ela veste. Isso vai espelhar a função da roupa para o espectador, para o cliente. De resto, eu quero saber se o desfile me atraiu pelas roupas e se elas estarão em meu armário, enquanto o lado comercial enche o caixa. Isso é o que pode e deve ser entendido como idéia de moda para o consumidor. É mais fácil fazer a coisa da fantasia temática do que encarar o desafio válido e rico de vestir e desfilar uma manequim gorda atribuindo beleza e sofisticação a um tipo físico cada vez mais constante no mundo. Enquanto a moda brinca de fantasia, eu brinco de vestuário. Eu teria de reformar todo um desfile de moda brasileiro para que tudo ficasse perfeito. Mas, com a exigência do físico, beleza e expressão perfeitos para conduzirem uma coleção, é possível ter uma sensação que supera qualquer expectativa fashion. A linguagem é técnica demais? Que nada. Pensa que lidar com apresentação de moda é coisa fácil? Não é não. O espaço dos modelos e manequins parece estacionado, isso é sério; tanto que estamos habituados aos mesmos nomes desfilando moda em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas, talvez seja uma tentativa forçada de nos mostrar que não é quem desfila que importa, porque a gente tem de ver a roupa. Mas, agora com certeza, aposto que é só coincidência. Daí, fico surpreso com um modelo paraibano, Diogo Ferreira, de ombros alinhados, pescoço longo em fotografia, expressão essencialmente masculina para a moda que precisa vender para homem, num padrão de possibilidades estéticas em cabelo, olhar. Não precisa mais que isso, porque ele tem porte para skinny jackets, para os resultados da tecnologia spray para construção de roupa. Isso é moderno e clássico ao mesmo tempo. Não quero saber de androginia em moda masculina, por que não vende! Quero saber de masculinidade e porte para a moda, na moda. Enquanto o Diogo tem porte para uma rígida, moderna e vendável moda masculina mesmo que seja envolta por veludos, musselinas e ajustes, a também paraibana Bianca Agra valoriza a delicada feminilidade tão buscada por fotografias de locações naturais e tecidos esvoaçantes com jóias de preciosidades naturais como as pérolas e as esmeraldas. Também na arte, com batom propositadamente borrado, ar assustado e um beijo atrevido para a câmera, por exemplo. Ou colocando cílios postiços, com dedos repletos de anéis e pesado bracelete no braço enquanto um pesado, e caro, brinco atravessa a foto dando o toque comercial que toda marca quer: atrevimento, coragem, sedução e beleza. Eu gosto desses dois modelos e quero fotografá-los. Contrate-os pelo serviço abaixo. Está dado o recado.

Diogo Ferreira e Bianca Agra, Agência Team de Campina Grande-PB
www.agenciateam.com
contato@agenciateam.com
FONES: (83) 8731.8361 / 9936.3175

Um comentário:

Marcos P. disse...

Como vc descobriu essas jóias? Dei uma "googada" na menina e encontrei isso delahttp://agenciateam.wordpress.com/2010/10/14/club-fum-mag-bianca-agra/

MASSA!